A RECICLAGEM é um dos pilares fundamentais para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade do Planeta. Com o aumento da conscientização sobre a importância de proteger o meio ambiente, a reciclagem tem se tornado cada vez mais relevante.
Quais são os benefícios reais que a reciclagem traz para a questão socioambiental?
Os impactos ambientais e sociais da reciclagem são diversos e contribuem significativamente para a redução do consumo de matéria-prima, poluição do ar, água e do solo e ainda diminui a quantidade de lixo. Além disso, a reciclagem também permite a reutilização de materiais e, consequentemente, reduz os impactos ambientais causados por aterros sanitários e lixões, por exemplo, que provocam grande quantidade de chorume e gases tóxicos.
A reciclagem ainda é uma importante fonte de renda para coletores, cooperados e cooperativas, ou seja, o processo causa grande impacto positivo no âmbito social.
A ACAMAR- Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis, gera renda para mais de 40 famílias de Capão Bonito, além de tirar de circulação 170 toneladas de lixo/ mês do município que iria causar grande impacto no meio ambiente.
Vale destacar que, segundo divulgação do Centro de Produções Técnicas, aproximadamente 40% do lixo urbano, no Brasil, pode ser reciclado. No entanto, menos de 10% das cidades brasileiras possuem sistemas de coleta seletiva.
Mas, além dos impactos ambientais, a ACAMAR também promove benefícios sociais. Confira alguns:
- Profissionaliza as atividades dos coletores
- Aumenta a coleta de materiais específicos e prioritários
- Prolonga a vida útil dos aterros sanitários
- Diminui o desperdício
- Gera renda pela comercialização dos recicláveis
- Reduz o consumo de energia elétrica na produção de novos materiais